Herbert Barbosa saúda município de Angical


O 121º aniversário de emancipação política do município de Angical, que será comemorado neste 5 de julho, foi lembrado pelo deputado Herbert Barbosa (DEM), que, através de moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa, parabenizou toda a população angicalense. "Que o progresso e desenvolvimento social e econômico sejam sempre constantes nessa amável terra", deseja.

Herbert destaca a história do município, que se inicia com sua colonização, ocorrida no início do século XVIII, com a chegada dos missionários franciscanos para catequizar os índios aricobés. Após a proclamação da República, houve um esforço dos angicalenses para obter a emancipação. Então, em 1890, o governador da Bahia assinou o ato que elevou a Freguesia de Santana de Angical a Vila, dando-lhe dessa forma a tão sonhada autonomia política. Posteriormente, o nome foi simplificado para Angical, tendo como origem do topônimo os imensos bosques de angico existentes nos terrenos férteis de seu território.

O deputado relata que atualmente os mais de 14 mil habitantes que residem no município localizado na região Oeste da Bahia contam com uma economia baseada na agropecuária, além do comércio e de pequenas indústrias de transformação e de beneficiamento. De acordo com os aspectos geográficos, Angical possui um clima variável, ocorrendo mudanças súbitas de temperatura. As cidades vizinhas são Catolândia, Cotegipe, Riachão das Neves, Barreiras e Cristópolis. "Desejamos crescimento para o município, para que possa contribuir com a vitalidade de toda a região", afirmou Herbert.


Fonte: Diário Oficial do Legislativo :: Ano · XCV · Nº 20.598