Plutão rebaixado e a descoberta de um planeta habitável mobilizaram a ciência. Relembre outros fatos científicos marcantes dos últimos 12 meses.

Rebaixamento de Plutão
Em agosto de 2006, durante a reunião da União Astronômica Internacional (IAU), em Praga, na República Tcheca, uma votação decidiu o destino de Plutão: a partir daquele momento, ele não seria mais oficialmente um planeta. Desde seu início o G1 esteve atento à polêmica decisão -- que renomeou Plutão para ‘planeta anão’ –-, às manifestações da comunidade científica e às confusões causadas na população do mundo todo.

- Grupo quer abaixo-assinado para salvar Plutão
- Astrônomos rebaixam Plutão mais uma vez
- Para estado dos EUA, Plutão ainda é planeta


Genoma dos neandertais poderá trazer dados sobre evolução humana (Foto: New York Times)
Genoma dos neandertais
Em novembro de 2006, um feito tecnológico impressionante deu a largada no projeto genoma dos neandertais, os parentes mais próximos do homem moderno, extintos há apenas 30 mil anos. Pesquisadores conseguiram obter um milhão de "letras" químicas de DNA desses humanos primitivos, e estimaram que, dentro de dois anos, o conjunto completo do material genético deles estará disponível. O G1 repercutiu a novidade com diversos especialistas e informou seu público, estando sempre atento ao andamento do estudo que poderá trazer dados muito importantes sobre nossa evolução.

- Estudos começam ‘projeto genoma’ dos neandertais
- Gene neandertal pode ter desenvolvido cérebro humano
- Neandertais ajudaram a criar cultura humana
- DNA neandertal foi contaminado, diz estudo



Aquecimento global não é mais uma perspectiva para o futuro, mas uma realidade (Foto: Divulgação)
Aquecimento global
Em janeiro de 2007, o G1 noticiou uma revelação científica que o mundo todo tentava evitar: o aquecimento global já chegou. Os dados da primeira fase do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC),compilados e redigidos por especialistas de 154 países, deixaram claro que além de já estar presente, o aquecimento global ficará muito pior no futuro. Além de divulgar os dados e repercutir as informações com especialistas, o G1 resolveu as principais dúvidas de seus leitores relacionadas ao assunto.

- Aquecimento global já chegou, diz estudo
- Principais conclusões do relatório do IPCC
- 'Brasileiros têm de agir sobre aquecimento'
- G1 responde principais dúvidas sobre clima




Em novembro de 2006 foi comemorado o centenário do primeiro vôo homologado da história da aviação, realizado pelo brasileiro Alberto Santos-Dumont(Foto: Reprodução)
100 anos do vôo de Santos-Dumont
Em novembro de 2006 uma data importante para o mundo todo foi celebrada: o centenário do primeiro vôo homologado da história da aviação, realizado pelo o brasileiro Alberto Santos-Dumont. O G1 preparou um material especial para que o leitor soubesse tudo sobre o surgimento de uma das tecnologias que mais profundamente influenciou a história do século XX, além de dar todas as notícias relacionadas ao assunto.

- Cem anos de aviação (1906-2006)
- Biografia não se esquiva de seu “lado negro”
- Conheça o 14bis e tente repetir o vôo


Imagem mostra vírus HIV atacando uma célula. Neste ano, duas descobertas científicas trouxeram esperança para o combate da doença e a destruição do vírus (Foto: Divulgação/Science)
Avanços contra a Aids
O primeiro semestre de 2007 trouxe novidades animadoras sobre a Aids, com descobertas de avanços que no futuro poderão mudar, e muito, a história da doença. O G1 esteve atento às pesquisas e noticiou, em fevereiro, que a circuncisão poderia diminuir em até 65% os riscos da doença. Em maio deste ano, houve a descoberta de uma falha na ‘armadura’ do vírus HIV que poderá levar à sua destruição.

- Circuncisão corta risco de Aids em dois terços
- Circuncisão requer tempo para deter HIV
- Grupo acha calcanhar-de-Aquiles do HIV
- Substância do organismo protege contra HIV


Concepção artística do planeta habitável ao redor da estrela Gliese 581 (Foto: ESO)
Primeiro planeta extra-solar habitável
A possibilidade de haver um planeta parecido com o nosso espalhado pelo Universo sempre fez parte do imaginário humano. Em abril deste ano, um grupo de cientistas achou um planeta fora do sistema solar muito parecido com a Terra, com potenciais condições para abrigar vida. O G1 esteve atento à novidade e relatou aos seus leitores suas principais implicações, com o devido cuidado em um assunto que ainda demanda muito estudo.

- Grupo acha planeta extra-solar habitável
- Astrônomo vê água em planeta extra-solar
- 'Acharemos gêmeo da Terra', diz astrônomo
- ‘Podemos encontrar uma Terra hoje’