Projeto kirius jiu-jitsu, conheça e apoie

1. OBJETIVO
O objetivo desse Projeto é o de dar oportunidade às crianças, jovens e adolescentes carentes para que elas possam mudar sua realidade através do esporte, mais especificadamente através da Arte Marcial, JIU-JITSU, SUBMISSION E O MMA.
As crianças,os jovens e os adolescentes devem aprender a LUTA propriamente dita, a Arte Marcial JIU-JITSU,SUBMISSION E O MMA, e também a Filosofia da ARTE. Devem incorporar em seu dia-a-dia essa filosofia de vida, trazendo o que foi aprendido à sua comunidade e transformando-se, assim, num agente multiplicador que poderá de uma forma bem real, mudar seu contexto social.
Através do fortalecimento do seu caráter, as crianças, os jovens e os adolescentes poderão, e deverão saber distinguir atitudes que lhe trarão benefícios no futuro de atos que lhe trarão sofrimento e dor (ex.: drogas, furtos, assaltos e violência em geral). Esses atos delinqüentes permeiam nossa sociedade atual e, principalmente, a vida de nossas crianças, dos jovens e dos adolescentes carentes que, muitas vezes, devido à falta de opção, sucumbem aos vícios e promessas vãs.
O OBJETIVO desse PROJETO, portanto, é o de DISSEMINAR O JIU-JITSU, O SUBMISSION E O MMA DA ARTE MARCIAL E FILOSOFIA DE VIDA, dando oportunidade real às crianças, os jovens e os adolescentes carentes de mudarem seu destino, transformando-as em agentes multiplicadores junto à sua comunidade para que possam, também, transmitir o que forem assimilando, como uma reação em cadeia.
2. APRESENTAÇÃO

Por que o JIU-JITSU, O SUBMISSIOM E O MMA?
Primeiramente porque o JIU-JITSU ( que significa ARTE SUAVE JU=SUAVE, JITSU=ARTE), tem profunda identidade com a DOUTRINA CRISTÃ, ESPÍRITUAL de amor ao próximo.
Essa Arte Marcial, fundada A CERCA DE 500 ANO ANTES DE CRISTO, pelos MONGES TIBETANOS, que possui DOIS POSTULADOS que, conjuntamente com os NOVE PRINCÍPIOS, marcam os caminhos do progresso e do aprofundamento no conhecimento e em sua prática, sempre buscando o aperfeiçoamento do Ser - Humano.

Os POSTULADOS, ou ensinamentos máximos, são:

 SEIRYOKO ZENYO = melhor uso da energia, o mínimo de força e o máximo de eficiência; e
 JITA KYOEI = prosperidade e benefício mútuos.
Além desses dois POSTULADOS, o JIU-JITSU tem seus PRINCÍPIOS, em número de NOVE, que, juntos, compõem o ESPÍRITO do JIU-JITSU. São eles:
1. CONHECER-SE É DOMINAR-SE E DOMINAR-SE É TRIUNFAR;
O homem, para saber suas possibilidades frente ao mundo em que vive, para reagir a cada momento diante de situações que vão exigir ações e soluções, diretas ou indiretas, necessita conhecer a si mesmo, saber as qualidades e deficiências que possui, para então, harmoniosamente, apresentar ou utilizar atitudes ou soluções adequadas às necessidades.



2. QUEM TEME PERDER JÁ ESTÁ VENCIDO;
Quando se entra em uma disputa, incerto, inseguro, temeroso, as forças internas se desassociam e enfraquecem, colocando o homem à mercê daquele ou daqueles que buscam seus objetivos com mais garra e determinação.
3. SOMENTE SE APROXIMA DA PERFEIÇÃO QUEM A PROCURA COM CONSTÂNCIA, SABEDORIA E, SOBRETUDO, MUITA HUMILDADE;
A perfeição é DEUS. Somente Ele é perfeito.
Entretanto, o Homem pode, e deve, tentar, sempre, se aproximar da perfeição em todas as suas obras e durante toda a sua vida. Assim, com constância e humildade, estará contribuindo para um mundo melhor, mais bonito, mais humano, mais justo e mais feliz.
4. QUANDO VERIFICARES, COM TRISTEZA, QUE NADA SABES, TERÁS FEITO TEU PRIMEIRO APRENDIZADO NO JIU-JITSU;
Tantos são os mistérios do mundo, e tão incipientes são os nossos conhecimentos, que, alvorarmo-nos sábios, ainda que em uma única matéria, seria, no mínimo, uma enorme ignorância.
5. NUNCA TE ORGULHES DE HAVER VENCIDO UM ADVERSÁRIO. AO QUE VENCESTE HOJE PODERÁ DERROTAR-TE AMANHÃ. A ÚNICA VITÓRIA QUE PERDURA É A QUE SE CONQUISTA SOBRE A PRÓPRIA IGNORÂNCIA;
O orgulho nunca se justifica. Antítese da humildade, o orgulho dá margem à arrogância, soberba e auto-suficiência, criando um clima hostil em sua volta. A própria vitória sobre a ignorância não justifica o orgulho. O saber deve ser instrumento de realização, visando uma coletividade e a ela deve ser oferecido. A vitória não é, portanto, propriedade privada de ninguém, até porque ninguém poderá ter certeza da vitória na próxima luta, só DEUS.
6. O LUTADOR DE JIU-JITSU NÃO SE APERFEIÇOA PARA LUTAR, LUTA PARA SE APERFEIÇOAR;
Fosse a meta primeira e única do lutador de jiu-jitsu a vitória em cima do tatame, então sim, ele deveria voltar toda sua capacidade, todo o seu esforço para essa luta, que igual a tantas outras, pobre em seus motivos, nada de duradouro e de mais útil lhe proporcionaria. Felizmente, não. Suas metas são tão mais importantes e úteis porque visam, como já vimos antes, um mundo melhor, mais bonito, mais humano e feliz.
7. O LUTADOR DE JIU-JITSU É O QUE POSSUI INTELIGÊNCIA PARA COMPREENDER AQUILO QUE LHE ENSINARAM E PACIÊNCIA PARA ENSINAR O QUE APRENDEU AOS SEUS SEMELHANTES;
À inteligência que deve ter o lutador de jiu-jitsu para compreender aquilo que lhe ensinam, deve-se acrescentar a perseverança e humildade. Perseverança, porque nem sempre possui a facilidade do aprendizado rápido e justo, e a demora poderá levar o aluno a abandonar ou negligenciar conhecimentos que lhe farão falta. Um pouco de perseverança possibilitará sempre o seu aprendizado.
Humildade porque sem ela corre-se o risco de se achar que é sábio e do alto de sua auto-suficiência não descer para aprender o que não sabe, pode ser fatal no processo de aprendizagem.
No decorrer da vida, há uma seleção natural que escolhe os que transmitirão os ensinamentos para as gerações futuras. Assim é no JIU-JITSU. Aquele que teve a paciência para perseverar durante anos,

acumulando conhecimentos e experiências, certamente terá em grande dose a paciência necessária para o ensino do que aprendeu. Contribuindo assim, para que o JIU-JITSU caminhe para o futuro.
8. SABER CADA DIA UM POUCO MAIS, UTILIZANDO O SABER PARA O BEM, ESSE É O CAMINHO DO VERDADEIRO LUTADOR DE JIU-JITSU;
No seu dia-a-dia, nos mais corriqueiros atos da vida, aprende o homem sempre um pouco mais, pois ele é um ser dinâmico e evolutivo. A soma de conhecimentos, o melhor controle emocional e a experiência acumulada, suplantam o arrojo e o vigor físico dos jovens. Quanto a usar esses conhecimentos, essas virtudes e qualidades para o bem, é uma questão de PRINCÍPIOS, inerente ao homem de bem e, principalmente, ao LUTADOR DE JIU-JITSU.
9. PRATICAR O JIU-JITSU É EDUCAR A MENTE A PENSAR COM VELOCIDADE E EXATIDÃO, BEM COMO, AO CORPO A OBEDECER COM JUSTEZA. O CORPO É UMA ARMA CUJA EFICIÊNCIA DEPENDE DA PRECISÃO COM QUE SE USA A INTELIGÊNCIA.
Na medida em se acumula experiência na prática do JIU-JITSU e se aprofunda em seus conhecimentos, em seus fundamentos, mais fascinante se torna aos olhos essa Arte, dada sua abrangente diversidade de valores físicos, morais, intelectuais e espirituais. Não é de se estranhar então, que o JIU-JITSU eduque a mente e a ensine a pensar com velocidade e exatidão e ao corpo a obedecer com justeza.
Esses são os nove Princípios do JIU-JITSU.
Continuando a responder a pergunta “Por que o JIU-JITSU?”, temos, em segundo lugar, o Código Moral do SAMURAI, o BUSHIDO, o qual o JIU-JITSU segue, que prega os seguintes valores:

 RETIDÃO – é a inteireza de caráter;
 CORAGEM – perseverança, constância, firmeza;
 GENTILEZA – é a ação nobre, distinta, amável;
 SINCERIDADE – agir sem mascarar os próprios sentimentos;
 DESPRENDIMENTO – ação realizada sem visar proveitos próprios;
 HONRA – é manter a palavra empenhada;
 DEVER de FIDELIDADE – é sustentar um ideal até o fim;
 MODÉSTIA – é falar de si mesmo, sem orgulho;
 RESPEITO – é a obediência, deferência, reverência, consideração;
 AUTOCONTROLE – é dominar suas próprias emoções;
 AMIZADE – é o mais puro dos sentimentos humanos.



3. O PROJETO, na prática.

O Projeto consiste em patrocinar o ensino sistematizado do JIU-JITSU, SUBMISSION E O MMA para começar com 200 crianças carentes com idade de 05 a 17 anos, indicadas pela Comunidades deste município, associações,escolas, igrejas ou qualquer entidade carente do local conforme acordado. Esse ensino ocorreria 05 dias por semana às 2as, 3as, 4as e 5as,6as em horários matutino das 08:00 às 12:00 h, e em horário vespertino das 14:00 as 18:00h. Com aulas que terão a duração de 1:00 h, que totalizaria em turmas de 30 alunos cada, inicialmente. Estas aulas serão ministradas no CENTROS DE TREINAMENTOS DO PROJETO KIRIUS JIU-JITSU, localizada no próprio Bairro, e no CENTRO DA CIDADE. .
Para a pratica do esporte, estas crianças necessitarão ser dotadas com os seguintes materiais:
• 200 KIMONO (Vestimenta do JIU-JITSU);
• 200 FAIXA;
• 200 LUVAS
• 200 PROTETORES BUCAIS
• 200 PROTETORES DE CABEÇA
• 10 SACOS DE PANCADA POP 120
• 10 APARADORES DE CHUTES
• 10 APARADORES DE SOCOS
• 200 PROTETORES DE TORAQUES
• LANCHES; (Para 200 crianças diários, 04 vezes por semana )
• VESTES ( 200 Camisas com a logo da SUDESB, Sacola, Shorts )
• TATAME ( 200 pecas de 1x1m,Material sobre o qual se pratica as Artes Marciais )
As crianças, os jovens e os adolescentes se comprometeriam a freqüentar as aulas ministradas por faixas-pretas da FEDERACÃO BAIANA DE JIU-JITSU e sob a supervisão do SENSEI CID ATISTA, faixa preta, e receberiam o material acima, gratuitamente doado pela empresa, ORGÃO PUBLICO E ETC. personalizada com sua logomarca, Em contrapartida, teriam que obter freqüência de no mínimo, 90 % das horas-aulas ESCOLARES durante o dois semestres do ano e apresentar, a cada trimestre, o boletim de notas do respectivo colégio a que freqüentam, logicamente, com notas de APROVAÇÃO e ASSIDUIDADE, que teríamos como pré-requisito para fazer parte do projeto
4. CUSTO
O custo previsto para esse projeto será do material a ser utilizado, conseguidos através do Patrocinador. Esse Patrocinador iria entrar com esse valor e a EQUIPE KIRIUS JIU-JITSU, A EQUIPE EDSON CARVALHO E A FEDERACÃO BAIANA DE JIU-JITSU, com os professores, e o ensino propriamente dito, a supervisão desse trabalho e todo o material acima descrito.
Esse valor deve ser estipulado estritamente para cobrir os custos desse projeto: Pagamento de Professores, uso de área, locação de ponto onde funcionará o centro de treinamento, compra de Kimonos, faixas, Lanches e Tatames.
5. CONCLUSÃO

O ser - humano, por si só, já tão necessitado, e sobretudo, as crianças, tão sedentas por aprender, podem ter a chance de trazer, para elas e para os seus, um novo futuro. A Espiritualidade, no alto de sua verdade implacável e o JIU-JITSU , SUBMISSION E O MMA, por conseguinte, podem, indiscutivelmente, ajudar a formar o caráter das pessoas que se proponham a praticá-los.

5.1 – Por que a COMUNIDA DE O PRJETO KIRIUS JIU-JITSU
A EQUIPE KIRIUS JIU-JITSU, PROJETO KIRIUS JIU-JITSU por já a quase 13 anos esta atendendo atletas de varias cidades Brasileira busca cumprir seu papel através de ações de cunho social, concomitantemente com parceiros que, logicamente, se sensibilizem com a causa. Difundir a prática do JIU-JITSU, SUBMISSION E O MMA como ESPORTE, EDUCACÃO, FILOSOFIA ESPÍRITUAL se torna obrigação no mundo atual.
Pensando e agindo assim, a EQUIPE KIRIUS JIU-JITSU, A EQUIPE EDSON CARVALHO e a FEDERACÃO BAIANA DE JIU-JITSU, tem atuado em Projetos Sociais, similares a este, com excelentes resultados obtidos junto às comunidades onde atua. Alguns desses projetos é O PROJETO VENCER e o PROJETO CONSTRUINDO SONHOS já nasceu vencedor, e já contempla a formação de 4000 alunos de JIU-JITSU. Muitas dessas crianças,jovens e adolescentes excluídas da sociedade, encontram-se, hoje, totalmente engajadas vivendo em total harmonia em sua comunidade e perfeitamente conscientes de seu papel social, de transformadores e multiplicadores de conhecimento.
Tudo isso foi conseguido através das Artes Marciais, quando ensinadas com responsabilidade e respeito ao próximo.
Nas páginas subseqüentes, inserimos algumas fotos do PROJETO VENCER.
Confiando no sucesso desse mais novo PROJETO, porém não menos importante,
Colocamo-nos à sua inteira disposição.

Atenciosamente,
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬


________________________________________________
SENSEI Cid Batista – Faixa Preta de jiu-jítsu, Submission e MMA II DAN
Fundador, professor: e coordenador do Projeto Kirius contra as Drogas e a Violência
Professor e fundador da equipe kirius de jiu-jítsu, submission e MMA
Coordenador da Equipe Edson Carvalho em Barreiras
Delegado da federação Baiana de jiu-jítsu em Barreiras
________________________________________________

SENSEI Ricardo Carvalho – Faixa Preta de JUDÔ e JIU-JITSU - VI DAN
Presidente Federação Baiana de Jiu-Jitsu
Coordenador do Team Edson Carvalho no Brasil

________________________________________________
Dra. Martha Simões
Diretora Jurídica da FBJJ
OAB – 9764

________________________________________________
FEDERAÇÃO BAIANA DE JIU-JITSU
CNPJ: 02615.159/0001- 46
ENDERAÇO: Rua Barão de Itapuãnº2 3º andar – Porto da Barra – Salvador Bahia
Cep:40140-060 – fone 071- 32645202 – 071 99083404
Presidente Sensei Ricardo Carvalho
Delegacia da federação Baiana de jiu-jítsu em Barreiras
Rua f nº 353 Bairro Boa Sorte Barreiras Bahia
Cep: 47800-000 – fone 077 91516954 – 071 82140558
Delegado Sensei Cid Batista