PUC Minas divulga gabarito do vestibular 1º semestre de 2012

Curso de engenharia civil, nos turnos noite e manhã, foi o mais concorrido.
Engenharia mecânica, direito e arquitetura completaram os mais procurados.

A PUC Minas realizou, neste domingo (13), o vestibular para 14.652 inscritos. O gabarito foi divulgado às 18h45 (veja ao lado). O curso mais concorrido foi engenharia civil, nos turnos noite e manhã, para as unidades em Belo Horizonte (Coração Eucarístico, Barreiro e São Gabriel) e Região Metropolitana (Betim e Contagem). O número de candidatos por vaga foi 15,17 e 14,56, respectivamente.

Em terceiro lugar, está o curso de engenharia mecânica (noite), com 13,39. Já o curso de direito, no turno da manhã, ocupa o quarto, com 12,07. Em quinto, está o curso de arquitetura e urbanismo (tarde), com 10,65 candidatos por vaga. Os cinco cursos mais concorridos são no campus Coração Eucarístico, na Região Noroeste de BH.

A Comissão Técnica do Processo Seletivo ressaltou que houve um aumento entre 20% e 25% na concorrência para o curso de arquitetura e urbanismo. Odontologia também registrou um acréscimo de 20% de candidatos, com 9,85 candidatos por vaga, ficando em oitavo lugar, na lista dos dez mais concorridos.

De acordo com a Comissão, o vestibular transcorreu em clima de tranquilidade. Treze candidatos solicitaram provas especiais, por exemplo, com letras em fontes maiores, que foram no campus Coração Eucarístico.

O índice de desistência neste concurso foi de 13% - 1,9 mil candidatos, o que é considerado um pouco acima do usual. Segundo a Comissão, o feriado prolongado pode ter contribuído para isso. A tolerância para a entrada nos locais de prova foi de 20 minutos, sendo que os exames começaram às 13h10.

Redação
Na prova de redação, foi solicitado ao candidato escrever um texto opinativo para um veículo de comunicação do país, no qual se posicionasse, a partir de argumentos, favorável ou contrário, ao uso de estrangeirismos em textos de língua portuguesa.

O resultado do processo seletivo será divulgado até o dia 6 de dezembro. No sábado (19) serão realizadas as provas para os campi do interior e educação a distância.